quarta-feira, 13 de abril de 2011

É possível a interpretação extensiva em lei penal incriminadora ?

Essa era uma dúvida que me tirou o sossego, durante muitos anos. Na época da graduação, cheguei a pesquisar em todos os livros de Direito Penal que tive acesso e a conversar com criminalistas, mas era inexistosa uma explicação jurídica pertinente.

O fato de a lei penal, sobretudo, a incriminadora, dizer menos do que deveria dizer, exige que o interprete amplie o seu alcance e significado. Trata-se da "interpretação extensiva" (de lei penal incriminadora).

Mas, será que o uso da interpretação extensiva em lei penal incriminadora viola o princípio da reserva legal? Em outras palavras mais coloquiais: possível ampliar o significado de uma expressão no tipo penal para prejudicar o acusado?

De há muito, discute-se, quanto ao crime de receptação (art. 180, CP), se haveria tipicidade caso a coisa seja, ao invés de "produto de crime", "produto de ato infracional"?

Outrossim, indaga-se, também, quanto ao crime de extorsão mediante sequestro (art. 159, CP), se, ao invés de "sequestro" (cerceamento da liberdade, com possibilidade de locomoção dentro do ambiente), haveria tipicidade com o "cárcere privado" (cerceamento da liberdade, com imobilização da vítima), ou seja "extorsão mediante cárcere privado"?

Vejamos, sem delongas.

Cediço que a hermenêutica privilegia a "mens legis" (vondade da lei) em detrimento da "mens legislatoris" (vontade do legislador). A isso se deve, como se sabe, à enorme diferença entre a "vontade lei" e o texto redigido pelo legislador, justificável, sobretudo, pela dificuldade da língua portuguesa em simbolizar por palavras aquilo que realmente se quer significar.

Deste modo, não fere o princípio da reserva legal o uso da interpretação extensiva em lei penal incriminadora, para se buscar o preciso e exato alcance e significado do texto legal.

Alguém poderia perguntar: "Se é possível em lei penal incriminadora, qual seria o limite da interpretação extensiva?"

O limite da interpretação extensiva é a "vontade da lei" e não o que foi escrito pelo legislador ("vontade do legislador").

A propósito, atualmente, este é o entendimento do SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. À guisa de ilustração, veja o recente precedente, in verbis:

CONSTITUCIONAL E PENAL. ACESSÓRIOS DE CELULAR APREENDIDOS NO AMBIENTE CARCERÁRIO. FALTA GRAVE CARACTERIZADA. INTELIGÊNCIA AO ART. 50, VII, DA LEI 7.210/84, COM AS ALTERAÇÕES INTRODUZIDAS PELA LEI 11. 466/2007. INEXISTÊNCIA DE OFENSA AO PRINCIPIO DA RESERVA LEGAL. INTERPRETAÇÃO EXTENSIVA. POSSIBILIDADE. PRECEDENTE.
1. Pratica infração grave, na forma prevista no art. 50, VII, da Lei 7.210/84, com as alterações introduzidas pela Lei 11.466/2007, o condenado à pena privativa de liberdade que é flagrado na posse de acessórios de aparelhos celulares em unidade prisional.
2. A interpretação extensiva no direito penal é vedada apenas naquelas situações em que se identifica um desvirtuamento na mens legis.
3. A punição imposta ao condenado por falta grave acarreta a perda dos dias remidos, conforme previsto no art. 127 da Lei 7.210/84 e na Súmula Vinculante nº 9, e a conseqüente interrupção do lapso exigido para a progressão de regime.
4. Negar provimento ao recurso.
(RHC 106481, Relator(a):  Min. CÁRMEN LÚCIA, Primeira Turma, julgado em 08/02/2011). (g.n.)

A Ministra CÁRMEN LÚCIA, no julgamento acima referido, registrou, ad litteris:

"Não há que se cogitar em afronta aos princípios da reserva legal e da taxatividade, já que a interpretação que o Superior Tribunal de Justiça conferiu não se distancia da 'mens legis'.

Não se criou um novo tipo penal, mas apenas deu ao existente o seu verdadeiro dimensionamento (...).

Essa extensão admitida no acórdão atacado não acrescenta à norma elemento não existentes. Ela apenas revela a intenção do legislador, que não se expressou adequadamente, o que é perfeitamente admissível em Direito penal, como esclarece Heleno Cláudio Fragoso, 'verbis':

'A interpretação extensiva é perfeitamente admissível em relação á lei penal, ao contrário do que afirmavam autores antigos. Nestes casos não falta a disciplina normativa do fato, mas, apenas, uma correta expressão verbal. Há interpretação extensiva quando se aplicado o chamado argumento a fortiori, que são casos nos quais a vontade da lei se aplica com maior razão. É a hipótese do argumento a maiori ad minus (o que é válido para o mais, deve necessariamente prevalecer para o menos) e do argumento a minori ad maius (o que é vedado ao menos é necessariamente no mais). Exemplo deste último argumento: se o Código Penal incrimina a bigamia, logicamente também pune o fato de contrair alguém mais de dois casamentos Manzini)' (FRAGOSO, Heleno Cláudio. Lições de Direito Penal: A NOVA PARTE GERAL. 8ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 1985, p. 86)."

Portanto, conclusivamente, vê-se, com clareza meridiana, que é possível o uso da interpretação extensiva em lei penal incriminadora, desde que não se desvirtue a "vontade da lei".

Antes de finalizar, importante registrar que a doutrina majoritária e a jurisprudência majoritária do STF e a jurisprudência uníssona do STJ, TJDFT e TJRS, todos defendem que é inadmissível o uso da interpretação extensiva em lei penal incriminadora. A justificativa, da maioria, pauta-se no Garantismo Penal.

Abraço.

15 comentários:

  1. Olá Professor, é muito bom tê-lo como mestre no curso de Direito no qual estou inserido,adimiramos muito o seu enpenho e conhecimento. ROBERTO SILVA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vou acreditar que enpenho foi escrito por um estudante de direito por erro de digitação...

      Excluir
    2. vou acreditar que 'inexistosa' é um neologismo do Guimarães Rosa...

      Excluir
  2. Parabéns pelo seu texto. E obrigado por torná-lo público.

    Helder Franco Maia

    ResponderExcluir
  3. muito boa explicação professor marcus eu não conseguia ver por essa otica.

    ResponderExcluir
  4. EU TROLLO MSM EHOAUEHAOUEHAOUHOEAU

    ResponderExcluir
  5. Bem esclarecedor. Pena que, para a minha peça, precisava de argumentação justamente ao contrário...

    ResponderExcluir
  6. Achei contraditório, professor, o último parágrafo, com o restante da sua argumentação. Poderia esclarecer?

    ResponderExcluir
  7. Achei contraditório, professor, o último parágrafo, com o restante da sua argumentação. Poderia esclarecer? [2]

    ResponderExcluir
  8. Marcus Vinícius Faria30 de setembro de 2012 às 12:01

    Rafa,

    1. Em relação ao último parágrafo, desse texto sobre "interpretação extensiva em lei penal incriminadora", esclareço que apenas lembrei que a maioria da doutrina e da jurisprudência não concordam com o que foi escrito por mim.

    2. Defendo, com todo respeito, que é possível a interpretação extensiva em lei penal incriminadora, desde que respeitados os limites que escrevi no texto. Já a maioria da doutrina e da jurisprudência defendem que é impossível, na vigência da atual ordem constitucional, pautada no Garantismo Penal (maximização dos direitos fundamentais e minimização do poder punitivo estatal), usar a interpretação extensiva em lei penal incriminadora.

    3. Bons estudos, amigo.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. O texto parece que foi elaborado mais por um promotor de justiça do que por um advogado.

    ResponderExcluir
  10. Prezado Professor, senti falta da bibliografia utilizada.

    ResponderExcluir
  11. Excelente explicação! Já estava há um tempo tentando entender se era possível ou não. Muito obrigado.
    PS: Então, de acordo com o último parágrafo, é importante lembrar que em uma prova de concurso em que caia uma questão referente a esse assunto, a melhor resposta será aquela que diz não ser possível a interpretação extensiva na norma penal incriminadora. Certo?
    Mais uma vez, obrigado!

    ResponderExcluir